segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Se a vida fosse como no twitter, o que vc colocaria no seu perfil para o diabo saber quem vc é?



O Cristianismo passou por muitas transformações desde o seu surgimento. Da igreja primitiva, a dispersão pelos povos antigos, a constituição da igreja católica, a cisão que gerou a igreja ortodoxa. O movimento protestante, o pentecostalismo e o neo-pentecostalismo. Isso resultou nos nossos dias uma série de denominações e comunidades cristãs. Umas com maior organização e estrutura hierarquizada, outras vivem com mais simplicidade e num ambiente fraterno e igualitário.

Veja bem que isso é uma simplificação de toda a multiplicidade de estruturas e organizações religiosas que existem hoje em nome de Cristo e uma variedade vasta de doutrinas e ritos religiosos denominados cristãos. Não vou entrar no mérito da questão doutrinária, no que concerne a dizer que tal movimento está mais próximo do evangelho da verdade ou aquele outro se distanciou. Não faço aqui um tipo de carta Paulina com fins doutrinários. Mas gostaria de tratar daquilo que identifica um cristão na sua essência.

Em Atos, capítulo 13, versículos 13-16 um espírito maligno faz uma pergunta: “Eu conheço Jesus, e conheço Paulo. Mas vocês, quem são?” Muitos conhecem essa passagem, quando um grupo de judeus, filhos de um líder da sinagoga tentam espulsar demônios "em nome de Jesus, a qual Paulo prega". O desfecho foi assustador, os 7 levaram uma surra do endemoninhado e fugiram nus e muito feridos. É justamente essa pergunta que gostaria que fosse feita a nós: Vocês, quem são?

Alguns de nós talvez gagejem, falem o seu nome, o nome de seu pai, o nome do pastor, da igreja que congregam, sua profissão ou onde estudam. Mas será que isso bastaria para que o endemoninhado nos respeitasse e fujsse de nós? Acho que não. Aqueles escomungadores judeus aprenderam uma lição de forma dura: não podem apenas falar em nome de Jesus, tem que ter vínculo com ele, ou estar debaixo de sua autoridade. Alguém que não conhece Jesus como Salvador, não pode fazer uso de seu nome para expulsar demônios, pois essa autoridade foi dada a seus discípulos (seus seguidores).

Outra coisa, não basta ser de família religiosa, aqueles 7 o eram e isso não os livrou da surra e da vergonha. O fato de nascermos em lar cristão não nos faz automaticamente cristãos, temos que reconhecer o senhorio de Cristo e fazer sua vontade. Digo isso, pois muitos acham que nascendo em lar cristão já estão salvos, independente de suas ações. Lembro que a salvação é individual e que ninguém pode nos dá-la ou emprestá-la. Falo isso, com pesar no coração, pois como pai gostaria que meus filhos estivessem com passe livre para o céu, mas isso dependerá deles e de meu testemunho como cristão.

Então? Qual qualidade ou característica nos qualificaria para nos identificarmos com Jesus, assim como Paulo o foi? Em 1o. João 2 : 3-6, temos assim:

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.
Aquele que diz: "Eu o conheço", mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
Mas, se alguém obedece à sua palavra, neste verdadeiramente o amor de Deus* está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele:
aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

Andar como ele andou... Se eu fosse contratado para fazer o perfil de Jesus, destacaria essas características: paciente, conciliador, manso, amigo, honesto, verdadeiro, justo, amoroso, santo e humilde. Lendo os evangelhos é fácil tirar atitudes que refletem essas qualidades. Uma vez ele livrou uma adúltera de ser apedrejada (justo), outra vez lavou os pés dos díscipulos (humilde), outra deixou um de seus discípulos dormir no seu peito (amoroso), outra chorou pela morte de uma pessoa querida (amigo), deixou-se ser preso sem relutar (manso). E por aí vai. Deixo aqui uma pergunta: Qual dessas características você pode associar ao seu perfil?

3 comentários:

  1. Que leitura maravilhosa numa segunda-feira pela manhã, Graco. Que Deus continue te iluminando para trazer para os nossos dias reflexões como esta.

    A medida que fui lendo seu texto, fui sendo incomodado pelo Espírito, pois preciso me parecer cada vez mais com Jesus em tudo.

    Senhor, faz-no verdadeiros cristãos e não apenas seguidores.

    ResponderExcluir
  2. seus posts são sempre edificantes ..continue assim gostei muito ..paz do senhor.. me tornei membro do seu blog...

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post,a igreja precisa, de uma reforma continua, se não incomodamos as trevas, é porque certamente a estamos agradando... Graça e Paz...

    ResponderExcluir