terça-feira, 1 de novembro de 2011

Obesidade Gospel




Tem uma promessa aos israelitas que falava que eles comeriam as gorduras da terra. Uma referência a fartura que teriam se obedecessem os mandamentos de Deus. Essa abundância de alimentos, não foi uma constante dentro os hebreus, já que houve muitas idas e vindas, o que quer dizer, que nem sempre eles eram fiéis a lei deixada por Moisés.


Houve períodos de expansão, principalmente com Davi e Salomão, mas se lembrarmos bem, eles ficaram 400 anos escravos no Egito, foram exilados na Babilônia, e após a morte de Cristo, eles foram dispersados pelo mundo (diáspora) e demorou mais de 1900 anos para eles voltarem para sua terra.

Os cristãos de hoje buscam referências nos judeus, principalmente no que diz respeito a promessas e privilégios, frases como povo santo, nação eleita são gritadas aos quatro ventos pelos seus líderes. Muitos requerem o domínio da terra para si e para os seus, buscam legitimar seus atos conquistadores e agressivos para acumular bens. Tudo isso, em nome do “comereis as gorduras da terra”.

Esquecem que comer gordura, engorda. É colesterol alto, diabetes e triglecérides. Problemas no coração por causa de artérias entupidas e por aí vai. Assim como nosso corpo fica doente com excesso de gordura, nossa alma também fica doente com o excesso de coisas que consumimos. Não são necessariamente comida. São objetos, aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, notebooks, etc. São carros, motos, roupas, perfumes e óculos escuros. Tudo isso inflama nossa alma, fazendo que nos achemos auto-suficientes e superiores aos outros.

Nos países que tiveram uma ascensão econômica associada ao movimento protestante, as gerações que se seguiram se afastaram de Deus. Caso da Europa e Estados Unidos. Inclusive nos Estados Unidos, onde tem uma grande colônia judia, foi onde os judeus estão se afastando mais de sua religião e se tornando ateus ou budistas. O que devia levar a gratidão a Deus leva a sua negação.

Aqui no Brasil, as igrejas tentam associar o crescimento econômico do país, a promessa feita aos judeus. Assim se dizem agraciados por Deus por conquistarem tantos bens de consumo. Quando vem a crise, é culpa do diabo, ou o irmão está em pecado, daí começa a sessão de “descarrego”, rompimento de maldições hereditárias e outras invencionices.

A gordura da terra contamina a alma, ficamos vaidosos, arrogantes, egocêntricos e soberbos. Nossos filhos vêem em nós homens presunçosos e se tornam presunçosos também. Aos poucos, deixam de ver Deus como uma “muleta” para o sucesso, e começam achar que eles mesmo fazem seu futuro. Daí começa o distanciamento de Deus e começa o namoro com o mundo, e é uma aliança difícil de romper. Não esqueçamos que tudo é dom de Deus, e quem segue a Deus por dinheiro, seguirá ao diabo por um salário melhor.

2 comentários:

  1. seguindo já querido
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. Querido Draco, me perdoe pela demora em ler seu texto, mas aqui estou, como de costume para comentá-lo.

    Você foi agraciado por Deus ao trazer esse tema dessa forma. Excepcional lembrar que a gordura engorda e faz mal à saúde.

    Infelizmente os cristãos perderam de vista a cruz de Cristo e se concentram hoje me conquistar em quererem mandar em Deus em proveito próprio e isso faz com que as novas gerações também percam de vista o céu (que é o verdadeiro gozo que o salvo terá).

    Dou graças a Deus, pois na Palavra uma parte dessa geração tem encontrado alento e consolo para sua alma.

    Que Deus nos ajude a retornar à essência do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.

    Um abraço, irmão!

    ResponderExcluir