sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Novo de Deus? Nova História? Mover Sobrenatural???

Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)

"Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente". Já perdi as contas de quantas vezes ouvi essa expressão dentro da igreja. É comum também ouvir expressões do tipo: "nosso Deus não muda" ou "as promessas de Deus continuam de pé", contudo, também ouvimos expressões tais como "nova unção", "o novo de Deus", "nova história" ou mesmo "mover sobrenatural". Esses são chavões que volta e meia aparecem no meio neo pentecostal e passam a fazer parte do jargão da cristandade, mas que não nos damos conta do que significam realmente. Então, hoje a minha intenção é refletir sobre o seu significado. Seria um novo caminho, um novo rumo, uma nova mente? Mas nós já tivemos nossa mente transformada? Já não estamos no caminho?
O meu convite a você hoje, meu querido leitor, é que reflita e analise juntamente comigo o que significam realmente essas expressões. Se você aceitar o meu convite, por favor, continue a leitura. Porém, antes de começar tentando entender o que significam as expressões, conforme prometido no parágrafo anterior, preciso situar você e falar um pouco - mesmo que de forma breve - sobre "salvação" e "conversão".
Salvação é uma doutrina muito importante dentro do cristianismo, já que tudo o que fazemos está relacionado com ela, ou seja, é um reflexo da mesma. A conversão - também em termos práticos - é como conhecemos o momento em que fomos encontrados pela Graça de Deus e a partir desse encontro, recebemos a salvação como presente e tivemos a nossa mente transformada. A salvação, em termos práticos, é a manifestação de que temos o Espírito Santo em nós e é por meio desse Espírito que vivemos o oposto do estilo de vida desse mundo.
As expressões em questão viraram moda no movimento neo pentecostal brasileiro foram trazidas por alguns pastores que tiveram contato com o movimento da confissão positiva nos EUA e Canadá, com nomes como Kathryn Kuhlman e Benny Hinn, conhecidos "profetas" e que afirmam possuir sobre si uma "unção especial". Aos poucos essas expressões positivistas foram permeando o meio cristão carismático e pentecostal, principalmente por meio das músicas cantadas pelos ministérios de louvor e pregações de pastores que estão na mídia.
Agora, olhando para as expressões e analisando seu propósito, de cara vemos que as mesmas entram em contradição com o que a Bíblia expõe como "salvação" e "conversão" (já conceituadas).  Na sub-cultura evangélica "novo de Deus" significa receber uma unção especial (equivalente neo pentecostal para avivamento) através do qual a vida do cristão passará por uma tranformação e mudará para a melhor. É uma teologia que se baseia em manipulação do divino e é centrada no homem e seus interesses. Olhando por esse prisma será que esse pensamento não entra em choque com o conceito bíblico de conversão? Ou seja: o que estamos pregando em nossas empresas é que o cristão que teoricamente passou por uma conversão após receber a Graça (e consequentemente o Espírito Santo) precisa receber algo novo.
Será que estamos dizendo que o selo do Espírito Santo que recebemos em nossa conversão não é suficiente para mudar a nossa mente? Que tipo de cristãos estamos discipulando em nossas congregações? A minha impressão é que estamos criando religiosos que vivem em função de movimentos carismáticos baseados em um pseudo avivamento. Um chamado "mover", mas que não tem mudança de coração, não promove a transformação da consciência pela Palavras. Movimentos nos quais a vontade de Deus NÃO é o centro, e sim, o homem e seus desejos. Me admiro que a igreja aceite passivamente qualquer doutrina e moda lançada, sem fazer um julgamento da mesma à luz da Bíblia. E é exatamente por isso que o apóstolo Paulo chama atenção da igreja de Corinto em 2 Coríntios 11.

"Pois, se alguém lhes vem pregando um Jesus que não é aquele que pregamos, ou se vocês acolhem um espírito diferente do que acolheram ou um evangelho diferente do que aceitaram, vocês o suportam facilmente." Versículo 4
"De fato, vocês suportam até quem os escraviza ou os explora, ou quem se exalta ou lhes fere a face." Versículo 20
Por causa dessa característica da igreja de aceitar tudo passivamente Paulo também chamou atenção da igreja da Galácia na carta aos Gálatas 1.
"Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo." Versículo 6

Aqui você pode me perguntar: e qual é problema de aderirmos às modas? O problema é que quando vive em função de "movimentos", a igreja fica fechada em si mesma e deixa de cumprir seu papel de ser relevante espiritual e materialmente dentro da comunidade. Fechamos-nos em nós mesmos e ficamos trancados dentro das 4 paredes do espaço-templo. Educamos cristãos viciados no "mover" e que não alimentam o desejo de relacionar-se com Deus no dia a dia e colocar a fé em prática. Educamos cristãos que não conseguem entender o propósito de sua fé.
Prezado leitor, afirmo pela palavra de Deus que não precisamos de nenhuma "nova unção", nenhum "novo de Deus", nem mesmo de uma "nova história", pois através do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário, fomos salvos e tivemos garantida a nossa nova vida com Cristo, nosso Senhor. Aqueles que tiveram um verdadeiro encontro com Cristo tiveram suas vidas transformadas e não precisam de nenhum novo de Deus, pois já possuem o Deus de sempre. Ou será que estamos querendo reinventar a roda?
Que Deus nos livre de desprezar sua Graça infinita, e que nos proporcione permanecer o velho, puro e simples evangelho da Graça - sem modinhas, sem movimentos, apenas Cristo e nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário