sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Cegueira e a Soberania

Por Thiago Ibrahim (@thiagoibrahim)


Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego?"
Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele." João 9:1-3

Há tempos vinha pensando em escrever sobre um fundamento teológico que tiro desse texto do evangelho de João. Então te convido a refletir um pouco sobre o que Jesus tem a nos ensinar a Palavra de Deus. O meu desejo é que essa reflexão sirva de alento para a sua alma e que Cristo, através do seu Espírito Santo fale profundamente com você, assim como falou comigo. Vamos lá!
Jesus ensina pra nós nesse pequeno trecho do evangelho uma lição muito maravilhosa e consoladora: Deus, o Pai é Todo Poderoso e age naquilo que pensamos ser mau e por sua soberania e poder, transforma uma adversidade em bem. Mesmo que nesses tempos, quando até mesmo uns que se dizem cristãos, afirmam que Deus não sabe o que vai acontecer no futuro, faz-se necessário o uso das Escrituras para nos protegermos de tais heresias proferidas por homens que querem ser mestres de si mesmos. E então, vamos aprender com o Mestre dos mestres?
Olhando para o texto podemos notar que os discípulos de Jesus fizeram a pergunta que você encontra no versículo 2, pois tinham dúvidas com relação a situação do cego que encontraram no caminho. Imagine comigo os discípulos caminhando junto a Jesus e logo, notando o cego mais a frente, retornam aos seus pensamentos indagando-se sobre a situação do homem no caminho. O interessante é que havia um ditado muito comum em Israel que dizia: "Se você encontrar um deficiente pelo caminho, chute-o. Se nem Deus teve compaixão dele, por que você teria?". Esse era o pensamento dos discípulos, algo que lhes foi ensinado e fazia parte de sua mente doutrinada pelo judaísmo, um julgamento de mérito. Achavam que o cego era cego, pois estava pagando pelos pegados de seus antepassados e, assim nele se cumpria a justiça de Deus.
Sabendo do pensamento judeu que tinham os discípulos, acredito eu que a cabeça deles deve ter dado um nó quando Jesus disparou a resposta: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele". Imagine-se tendo sido ensinado durante toda a vida sobre mérito e demérito e agora vem Jesus e diz que a razão do homem ser cego é para a glória de Deus. Como você ficaria ao ouvir essa resposta? Você iria dizer que Jesus era um louco, não? Na verdade, Jesus tinha uma lição para seus discípulos: estava ensinando na práticas a eles sobre a Soberania de Deus, fazendo que eles conseguissem visualizar naquela situação caótica como o Pai é capaz de manifestar a sua glória mesmo diante a mais adversa situação
E se você fosse aquele cego, ficaria estarrecido ao ouvir Jesus falar que a sua cegueira era para a glória de Deus? Algumas vezes não entendemos que precisamos passar por dificuldades e provações, ou mesmo enfrentar adversidades, exatamente para que a glória de Deus se manifeste em nossa vida. Aflições nós passamos, padecemos dificuldades, mas a grande diferença é que temos em Jesus Cristo o alicerce da nossa alegria, como ou ouvi numa linda pregação de John Piper. Somos cristãos e a nossa vida, em sua totalidade é feita para glória do nome do Pai que está no céu. Assim, aprendamos que mesmo as lutas da nossa vida servem para glorificação do nome do nosso Deus.
Louvemos a Deus, que por sua soberania, misericórdia e amor enviou seu filho Jesus, para através da cruz abrir os olhos a nós que dantes éramos cegos e que agora podemos ver.
Soli Deo Gloria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário