Tem uma promessa aos israelitas que falava que eles comeriam as gorduras da terra. Uma referência a fartura que teriam se obedecessem os mandamentos de Deus. Essa abundância de alimentos, não foi uma constante dentro os hebreus, já que houve muitas idas e vindas, o que quer dizer, que nem sempre eles eram fiéis a lei deixada por Moisés.
Houve períodos de expansão, principalmente com Davi e Salomão, mas se lembrarmos bem, eles ficaram 400 anos escravos no Egito, foram exilados na Babilônia, e após a morte de Cristo, eles foram dispersados pelo mundo (diáspora) e demorou mais de 1900 anos para eles voltarem para sua terra.
Os cristãos de hoje buscam referências nos judeus, principalmente no que diz respeito a promessas e privilégios, frases como povo santo, nação eleita são gritadas aos quatro ventos pelos seus líderes. Muitos requerem o domínio da terra para si e para os seus, buscam legitimar seus atos conquistadores e agressivos para acumular bens. Tudo isso, em nome do “comereis as gorduras da terra”.
Esquecem que comer gordura, engorda. É colesterol alto, diabetes e triglecérides. Problemas no coração por causa de artérias entupidas e por aí vai. Assim como nosso corpo fica doente com excesso de gordura, nossa alma também fica doente com o excesso de coisas que consumimos. Não são necessariamente comida. São objetos, aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, notebooks, etc. São carros, motos, roupas, perfumes e óculos escuros. Tudo isso inflama nossa alma, fazendo que nos achemos auto-suficientes e superiores aos outros.
A gordura da terra contamina a alma, ficamos vaidosos, arrogantes, egocêntricos e soberbos. Nossos filhos vêem em nós homens presunçosos e se tornam presunçosos também. Aos poucos, deixam de ver Deus como uma “muleta” para o sucesso, e começam achar que eles mesmo fazem seu futuro. Daí começa o distanciamento de Deus e começa o namoro com o mundo, e é uma aliança difícil de romper. Não esqueçamos que tudo é dom de Deus, e quem segue a Deus por dinheiro, seguirá ao diabo por um salário melhor.
seguindo já querido
ResponderExcluirDeus te abençoe
Querido Draco, me perdoe pela demora em ler seu texto, mas aqui estou, como de costume para comentá-lo.
ResponderExcluirVocê foi agraciado por Deus ao trazer esse tema dessa forma. Excepcional lembrar que a gordura engorda e faz mal à saúde.
Infelizmente os cristãos perderam de vista a cruz de Cristo e se concentram hoje me conquistar em quererem mandar em Deus em proveito próprio e isso faz com que as novas gerações também percam de vista o céu (que é o verdadeiro gozo que o salvo terá).
Dou graças a Deus, pois na Palavra uma parte dessa geração tem encontrado alento e consolo para sua alma.
Que Deus nos ajude a retornar à essência do verdadeiro evangelho de Jesus Cristo.
Um abraço, irmão!